quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cheesecake de Morango


Este é dos meus doces favoritos, o que mais depressa devoro, adoro queijo de todo o tipo e feitio. Enfim.. Mas para meu azar nunca me saía bem... só comia quando a minha cunhada vinha cá a casa.. Era desesperante...lolll.. depois de muito pesquisar descobri esta receita no cantinho das receitas e meti mãos á obra. Aqui fica a receita para quem adorar este doce tanto como eu( mais não porque deve ser impossível, lolll).

Base:
200 gr de bolacha maria
100 gr de manteiga

Recheio:
7 folhas de gelatina incolor
350 gr de queijo fresco ou de barrar ( tipo filadelfia, eu comprei o do minipreço e ficou bem)
220 gr de açúcar
2 dl de leite
2 dl de natas
1 casca de limão
1 pitada de sal
2 ovos

Cobertura:
3 colheres de sopa bem cheias de Doce de Framboesa/ Morango ( qualquer doce a gosto)
2 folhas de gelatina incolor
2 colheres de água (morna para dissolver as folhas de gelatina)

Preparação:
Comece por preparar a base de bolacha. Pique a bolacha e derreta a manteiga. Mistura-se os dois ingredientes e espalha-se na forma de fundo amovivél e calque bem para formar uma base consistente( eu não calquei muito por isso a base esfarelou-se um pouco). Leve ao frio.
De seguida demolha-se as folhas de gelatina numa tigela com água fria. Entretanto leva-se o leite, a casca de limão e a pitada de sal ao lume. Deixa-se levantar fervura. Bate-se o açúcar juntamente com as gemas e adicione o leite em fio, mexendo sempre. Leve este preparado/creme ao lume não deixando ferver. Retira-se do lume e adiciona-se as folhas de gelatina mexendo bem para que estas se dissolvam no preparado. Deixe arrefecer o preparado por completo( mude para outro recipiente para o preparado arrefecer mais depressa). Se usar queijo fresco passe-o por um passador de rede fina ( se for o queijo de barrar não é necessário) reservando-o. Entretanto batem-se as claras em castelo e as natas em chantilly, misturando-as depois com cuidado.Quando o preparado/creme estiver frio, adiciona-se o queijo fresco e o preparado das natas, envolvendo bem, vertendo depois este creme por cima da base de bolacha. Leve ao frio para solidificar um pouco para colocar a cobertura( por volta de 3h).
Para a cobertura desfazem-se as folhas de gelatinas em 2 colheres de água morna e mistura-se com as 2 colheres de doce á escolha. Quando o creme estiver solidificado cobre-se a parte superior com a cobertura e leva-se mais 1 hora ao frio.
Dica- para o semifrio não agarrar á forma unte com um pouco de óleo.

Espero que gostem deste docinho porque cá em casa nem dois dias durou....lolll.. sabe bem no verão porque é um doce bem fresquinho.
bjocas