quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pão de Deus MFP






Ora aqui está um dos bolinhos que eu mais gostava quando andava na escola. Ficam sempre bem com queijo ou fiambre e até simples. Como tenho tido algum tempo para experiências resolvi fazer esta receita. E ficaram uma delícia... Bons e gostosos.. o maridão já se fez ao piso para levar um para o lanche..guloso.. mas também quem resiste a estes pecaditos????? Esta receita foi baseada na receita do blog da Canela Moída, o meu muito obrigado.

Massa
Ingredientes
100ml de leite
150ml de água
1/2 colher de chá de sal
100g de açucar
100g de manteiga
600gr de farinha
25g de fermento de padeiro fresco ou 1 saqueta do fermento seco
Recheio
100g de coco ralado
100gr de leite
2 gemas
( é só misturar e formar uma massa homogénea)

Preparação:
Colocam-se os ingredientes na cuba da MFP pela ordem acima descrita e selecciona-se a opção massa. quando o programa acabar, retira-se a massa da cuba e moldam-se bolinhas. Que se dispõem num tabuleiro.Abre-se um buraco em cada uma das bolinhas e coloca-se o recheio de coco dentro. Deixar levedar tapado com um pano cerca de 1hora. Pincela-se os pãezinhos com um ovo batido. Levar ao forno.
Pode-se optar por tapar o tabuleiro com papel de alumínio a tapar o tabuleiro quando for ao forno e ir verificando quando estiverem douradinhos estão prontos.

Bolo de Chocolate e Morangos


Ora aqui está um pecado a que não consigo resistir.... Bolinho.... de chocolate e ainda por cima com moranguitos... lambe a Nina os bigodes e eu também.. Confesso que com a cobertura que sobrou e o resto dos morangos foi um banquete...morangos com chocolate... slap, slap... O meu marido vai ficar de olhos postos neste bolo... ele adora chocolate....é desta que ele não me larga...lolll... Tenho de agradecer á Ameixa Seca do site da Canela Moída pela ideia da cobertura com morangos. Para quem quiser aqui fica a receita:

Massa
Ingredientes:
6 ovos inteiros
125g de chocolate em pó
2 chávenas de farinha ( eu em vez de farinha de trigo, usei farinha maisena)
2 chávenas de açucar
1/2 chávena de óleo
1/2 chavena de leite
2 colheres de cha de fermento( se a farinha usada não tiver)

Cobertura
200g de chocolate culinário em tablete
2 colheres de sopa de manteiga
Fruta a gosto


Junta-se os ingredientes todos pela ordem descrita em cima e bate-se até que a massa faça bolhinhas. Vai ao forno cerca de 40 minutos a 160c. O bolo fica com uma casca de fora dura mas húmido no centro.
A cobertura junta-se num tacho a tablete partida aos bocados e as 2 colheres de manteiga/margarina. Vai ao lume até derreter o chocolate. Se ficar muito grossa a cobertura adicionar 1 pouco de água morna. Colocar e espalhar a cobertura sobre o bolo e enfeitar com fruta a gosto.


E então que tal o bolinho de chocolate????

A minha outra "paixão"







Nem só de culinária se vive nesta casa. Quando estou mais enervada, nada como o meu ponto de cruz para descontrair. Ultimamente não tenho muito tempo e também com o dedo neste estado, não é aconselhável de todo. Aqui vos deixo uma pequena amostra do que já fiz. a maior parte dos quadros que fiz estão em casa da minha mãe, a ver se consigo tirar fotos...