segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Tarte Bom Bocado


Mais uma vez resolvi inventar. Chateia-me quando faço uma tarte e leva massa folhada , ela se esfarelar toda ao parti-la, dana-me mesmo entao quando tenho visitas, enfim. Resolvi então experimentar uma massa areada, que veio na revista Cozinha Semanal. E porque não experimentar também fazer um novo recheio para o pastel de nata. Se o pensei, logo o fiz e para minha sorte, também nessa semana tinha saído na outra revistinha que compro a Cozinha Semanal Tradicional, uma receitas de pastéis de nata. Foi ouro sobre azul. Estas revista são super baratinhas e trazem receitas práticas e fáceis de serem feitas. È 1 € por semana bem gasto, loll. Quem me falou delas foi a minha miguita Catarina, obrigada pela partilha. E deixemo-nos de tretas e vamos ao que vos interessa, a receitinha.

Preparação:

Base
150g de manteiga
150g de açucar
1 ovo
300g de farinha

Para a base, amasse bem a manteiga (temperatura ambiente) com o açucar, com as mãos, até deixar de sentir o granulado. De seguida adicione-lhe o ovo e a farinha peneirada. Misture bem até ter uma mistura homogênea e moldavél . Tender a massa com a ajuda do rolo de cozinha, sobre uma bancada enfarinhada, de modo a forrar a tarteira e/ ou as forminhas.


Recheio
1 lata de leite condensado
8dl de leite
1 pau de canela
1 casca de limão
1 pitada de sal fino
3 c. sopa de maizena
5 c. sopa de açucar
7 gemas

Mistura-se o leite condensado com os restantes ingredientes e leva-se ao lume (médio), mexendo sempre com uma vara de arames até ferver e engrossar um pouco. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco.
Verte-se o preparado para a tarteira e/ou para as forminhas e leva-se ao forno. Nos 1ºs dez minutos coloca-se os pastéis na parte mais baixa do forno.
Passado ese tempo, transferem-se os pastéis para a parte superior por mais 20 minutos. Depois é só desenformar e servir com canela e/ou açucar em pó.

Como disse fáceis e deliciosos. Cá em casa ficamos fãs. Decidi dar-lhe o nome de tarte bom bocado, porque me fazem mesmo lembrar os bolitos com o mesmo nome. E então, vai um para provar?




12 comentários:

  1. eu bem quería um.... que delicia. adoro essas tartes!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá querida, já estou de água na boca e calha mesmo bem, pois amanhã o meu filhóte vem cá jantar. Já tenho feito essa tarte mas não leva leite condensado. beijócas e boa semaninha.

    ResponderEliminar
  3. Eu tb passava um bom bocado se tivesse comido uma fatia dessa delícia hehe

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bonitas! Adorei sua idéia! Parabéns! Bjinhos e uma ótima semana :D

    ResponderEliminar
  5. Sandra quero uma por favor...
    Jinhos foofs

    ResponderEliminar
  6. De aspecto parece mesmo um pastel de nata. Ficaram bem giras :)

    ResponderEliminar
  7. estao memso um bom bocado.
    ai se eu apanhe um desses pastelinhos tratava-lhe logo da saude.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Parabéns por esta receita, vou exprimentar! Não sabia que era minha seguidora fiquei muito contente pelos seus comentários ao meu blog, no bolo de cenoua. Muito obrigado e vou voltar mais vezes porque tem aqui receitas deliciosas!

    ResponderEliminar
  9. Ficou fantástico :)

    Parabéns pelo blog :)

    vou passar mais vezes :)

    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  10. Que lindas! Eu gosto da tarte de nata é com essa massa! Adoro, mesmo! bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Ai AI, a minha dieta adoro este doce.Beijinhos

    ResponderEliminar