terça-feira, 20 de outubro de 2009

Almôndegas Especiais

Como o meu marido, é um pedinchas, no outro dia lembrou-se de me pedir umas almôndegas especiais (traduzindo almôndegas gigantes e feitas por mim) e que congelasse algumas porque assim ia tirando para comer quando queria. Optei então por fazer para o jantar umas quantas e deixei outras no congelador para ele almoçar quando não estou em casa.


Ingredientes:

2 cebolas

4 dentes de alho

2 cenouras

1 raminho de salsa

polpa de tomate qb

mangericão qb

àgua qb

500 g de carne de vaca

1/4 de chouriço de carne

sal e pimenta qb

1 ovo batido

pão ralado qb


Preparação:


Molho

Descasca-se uma cebola, um dente de alho, 2 cenouras, corta-se tudo e leva-se ao lume com um pouco de água. Pica-se 1/2 do raminho de salsa e adiciona-se juntamente com o mangericão e a polpa de tomate. Deixa-se cozer.

Passa-se o molho com a varinha mágica. se ficar muito espesso adicionar um pouco água.

Almôndegas

Descasca-se a cebola restante e os 3 dentes de alho, pica-se a outra metade do raminho de salsa, parte-se o chouriço aos bocados e pica-se tudo na picadora, formando uma pasta.

Tempera-se a carne com sal e pimenta a gosto. Adiciona-se depois, mexendo muito bem, a pasta feita anteriormente de modo a ficar homogenea. Adiciona-se o ovo batido misturando bem e de seguida envolva também o pão ralado no preparado.

Comece a formar bolinhas pequenas ou grandes, depende de como as queira, colocando-as num prato sem estarem em cima umas das outras, senão desmancham-se.

Depois de ter feito a carne em bolinhas, leve-as ao frigorifico por uma hora, para que não se desmancharem quando as for cozinhar.


Passado esse tempo, leva-se o molho ao lume com as almôndegas usando a tampa para tapar. Mas atenção, não mexer as almôndegas com a colher de pau, apenas se usa o tacho agitando-o de modo a mexer o molho, sendo para isso necessário a tampa. Deixa-se cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos.


Como poderam ver não é difícil de fazer e fica muito bom. Eu acompanhei com esparguete, mas tambem fica bom com puré, por exemplo.