domingo, 18 de outubro de 2009

Já é Outono!!!!!!


Adoro o Outono! Não está frio, nem calor. Já cheira a terra molhada, sabem bem as mantinhas, e as belas das castaninhas, que eu tanto adoro. Por falar em castanhas, vai uma???

Rolo de carne recheado com farinheira

Antigamente, comprava já o rolo feito e até nem era mau.. mas depois decidi fazer em casa pois aprecio a comidinha muito bem temperada, com alho, sal, salsa, pimenta, etc. Se o pensei, em pouco tempo, deitei mãos á obra e até nem saiu mal. A partir daí nunca mais comprei rolo de carne recheado com queijo e fiambre fora. A ideia da farinheira surgiu, quando um casal amigo veio passar o dia connosco, tinha lá uma farinheira comprada no Alentejo, e chegamos á conclusão que todos adorava-mos farinheira e decidi experimentei. Ficou muito saboroso, fiquei de tal maneira satisfeita que repeti. A receita é bem fácil e o resultado delicioso... Até a Nina lambia os bigodes, tadita.


Ingredientes:


600gr de carne picada de vaca (ou de porco,ou até misturada)

1/4 de chouriço de carne

1 cebola

3 alhos

1 raminho de salsa
sal qb

pimenta qb

1 ovo batido

pao ralado qb

margarina qb

vinho branco qb


Preparação:


Descascam-se os alhos e a cebola. Cortam-se os talos mais grossos da salsa e parte-se o chouriço em pedaços. Pica-se tudo junto na picadora. Fica tipo uma pasta, á qual se adiciona a carne e mexe-se até ficar tudo bem envolvido. Tempera-se este preparado com sal, pimenta a gosto e volta-se a mexer para que fique homógeneo. Adiciona-se o ovo batido mexendo, depois o pão ralado mexendo, de forma a que fique tudo bem misturado.




Dispõe-se o papel de alumínio em forma de rectângulo, espalhando por cima o preparado da carne, e coloca-se no meio a farinheira, sem pele e desfeita. Começa-se a enrolar com a ajuda do papel de alumínio, auxiliando com as mãos de modo a que o rolo fique por ele todo do mesmo tamanho. Leva-se ao frigorífico por uma hora de modo a que os ingredientes unam melhor.


Leva-se ao forno num pirex com margarina (já um pouco derretida) a 200ºc cerca de 45 minutos. Vai-se virando o rolo, de modo a que ele fique assado de ambos os lados. Quando já tiver ganho um pouco o tom dourado do assado, regar com um pouco de vinho branco. Este tipo de assado pode acompanhar com um arroz ou um puré.

O resultado final foi este: