domingo, 18 de outubro de 2009

Rolo de carne recheado com farinheira

Antigamente, comprava já o rolo feito e até nem era mau.. mas depois decidi fazer em casa pois aprecio a comidinha muito bem temperada, com alho, sal, salsa, pimenta, etc. Se o pensei, em pouco tempo, deitei mãos á obra e até nem saiu mal. A partir daí nunca mais comprei rolo de carne recheado com queijo e fiambre fora. A ideia da farinheira surgiu, quando um casal amigo veio passar o dia connosco, tinha lá uma farinheira comprada no Alentejo, e chegamos á conclusão que todos adorava-mos farinheira e decidi experimentei. Ficou muito saboroso, fiquei de tal maneira satisfeita que repeti. A receita é bem fácil e o resultado delicioso... Até a Nina lambia os bigodes, tadita.


Ingredientes:


600gr de carne picada de vaca (ou de porco,ou até misturada)

1/4 de chouriço de carne

1 cebola

3 alhos

1 raminho de salsa
sal qb

pimenta qb

1 ovo batido

pao ralado qb

margarina qb

vinho branco qb


Preparação:


Descascam-se os alhos e a cebola. Cortam-se os talos mais grossos da salsa e parte-se o chouriço em pedaços. Pica-se tudo junto na picadora. Fica tipo uma pasta, á qual se adiciona a carne e mexe-se até ficar tudo bem envolvido. Tempera-se este preparado com sal, pimenta a gosto e volta-se a mexer para que fique homógeneo. Adiciona-se o ovo batido mexendo, depois o pão ralado mexendo, de forma a que fique tudo bem misturado.




Dispõe-se o papel de alumínio em forma de rectângulo, espalhando por cima o preparado da carne, e coloca-se no meio a farinheira, sem pele e desfeita. Começa-se a enrolar com a ajuda do papel de alumínio, auxiliando com as mãos de modo a que o rolo fique por ele todo do mesmo tamanho. Leva-se ao frigorífico por uma hora de modo a que os ingredientes unam melhor.


Leva-se ao forno num pirex com margarina (já um pouco derretida) a 200ºc cerca de 45 minutos. Vai-se virando o rolo, de modo a que ele fique assado de ambos os lados. Quando já tiver ganho um pouco o tom dourado do assado, regar com um pouco de vinho branco. Este tipo de assado pode acompanhar com um arroz ou um puré.

O resultado final foi este:

3 comentários:

  1. Pois é, nós fomos os felizardos com oportunidade para provar esse belo rolo de carne! Aliás, com farinheira estava tão bom que eu nem toquei no de queijo e fiambre! Somos todos grandes adeptos deste enchido :)

    Há muito tempo que não cozinho rolo de carne, mas quando o faço também é comprado no talho! No entanto também já tinha pensado em fazer em casa, pois não parece nada complicado! Além disso tem a vantagem de se poder colocar um recheio à escolha :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o teu blog e gostei muito! Tens algumas coisas que eu gostei muito! Já me tornei seguidora para voltar muitas vezes!
    Rolo de carne nunca fiz... Como ainda vivo com os meus pais deixo estas coisas para eles fazerem!! Lol! O teu ficou com muito bom aspecto!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar